sábado, 12 de maio de 2012

Atividades Valinhos



PONTO 1
 
Na reunião de sábado (28.abril) foram discutidos com os mediadores dos Bairros valinhos pontos positivos a respeito da execução do Projeto Justiça Comunitária na comunidade. E com grande ânimo tivemos resultados satisfátorios:
Nessa reunião foi firmado o que a mediação trouxe para os mediadores na sua vida pessoal e com o papel de mediador, podendo ver mudanças significativas nos dois sentidos; aqui os mediadores fIzeram um breve relato dessas mudanças.
 Relato dos mediadores:
 
Marli Terezinha da Veiga relata que melhorou a maneira de resolver problemas familiares e com ela mesma no seu íntimo, na sua vida pessoal e familiar, tirando grande satisfação do projeto. Zulmira, por sua vez, aprendeu a lidar com as pessoas de maneira mais calma, seus familiares estão se relacionando melhor,ela está bem interessada em ajudar a comunidade. Referente à mediação diz que o aproveitamento é ótimo é que conseguimos fazer não chegar ao poder judiciário alguns conflitos que podemos mediar aqui.Cristiane, por seu turno, relata que a abertura do núcleo foi essencial para os mediadores aprenderem  e ensinarem a ouvir mais, mais "ouvinte que falante", mediação acompanhada por Cristiane relata que nesse encontro  vizinhos com conflitos há mais de 10 anos retomaram a amizade e hoje vivem em harmonia. Lázaro, motorista de ônibus e mediador, assinala que  ajudou os próprios familiares a resolver atritos e aprendeu a usar a paciência para lidar com eles, exercendo o diálogo tanto na familia quanto na comunidade, tem participação ativa nas mediações e tem obtido muito êxito em resolver as mediações. Cristiano, estudante de Direito na IMED, microempresário e mediador, relata saber lidar com os próprios problemas pessoais mais facilmente, evita fazer pré julgamentos sem saber o que se passa realmente, se tornou mais compreensivo em escutar as pessoas. Nas mediações exerce papel fundamental, ja que cultiva o diálogo como "arma" para auxiliar os mediados. Gerci, professora da rede municipal de ensino, quer dar continuidade ao Projeto na medida em que já trabalhava com o bem comum anteriormente e a experiência, atual, no âmbito da mediação está lhe trazendo gratificação e satisfação. Clelia, salientou por sua vez, que  teve beneficios para si própria aprendeu a lidar com ela mesma, mudou sua maneira de resolver conflitos, e viu que fazer julgamentos e ser preconceituosa "diminiu" o ser humano. Ione, funcionária pública aposentada e mediadora, controlou sua maneira de falar, antes era muito "espôntanea", e, agora, aprendeu a ouvir e falar somente quando necessário, diz que o grupo é muito unido e não quer quebrar o diálogo entre o grupo que é o que mantém a paz entre os mediadores.
Loreci advertiu que no interior de sua familia aprendeu com as técnicas da mediação a como solucionar os conflitos exercendo na comunidade e na família papel como mediadora alega que "ajudar faz bem". Mediadores são unânimes a afirmar: "porque o PROJETO NÃO CHEGOU A VINTE ANOS ANTES?" Esse foi o encontro que tivemos sábado pela manhã com a participação dos mediadores analisando as mediações e suas gratificações.
 
 
PONTO 2
 
 No Sábado pela manhã, estágiarias da área de Psicologia Indiara Ribeiro Soares e Gabriela Merlin, estiveram presentes no Núcleo para conhecer o Projeto relatam que foram muito bem recebidas pelos mediadores  e, ao mesmo tempo, destacaram que gostaram tanto do projeto que agora integram no grupo como voluntárias, dispostas a ajudar e participar do PROJETO JUSTIÇA COMUNITÁRIA.
 
 
PONTO 3
 
Na data de 02/05/2012 foi realizado no Núcleo mediação refente a um conflito de natureza familiar no qual "A" relata que "B" não deixa "C", ir visitar a família de "A"  devido a divergências familiares que se arrastam por longos períodos de anos, tivemos 4 horas de mediação com "A" e "B" enquanto "C" recebia atendimento psicológico voluntário do Núcleo, tivemos êxito nesta mediação pois houve sucesso entra "A' e "B" retomando a amizade e deixando 'C' sastifeito por ver a família unida outra vez.
 
 
 MORGANA DAFNIS GIACOMINI
Estudante de Direito da IMED (Estagiária do Projeto Núcleo de Justiça Comunitária - Núcleo Valinhos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário