quarta-feira, 9 de maio de 2012

Justiça Comunitária já realizou 930 procedimentos

FONTE: O Nacional

O projeto Núcleo de Justiça Comunitária instalado nos bairros Záchia e Valinhos obteve êxito em 80% das mediações referentes a problemas enfrentados pela comunidade

Créditos :Natália Fávero/ON
Núcleo de Justiça Comunitária é referência para a comunidade 
Natália Fávero/ON O projeto Núcleo de Justiça Comunitária em Passo Fundo já realizou em dez meses de implantação quase mil procedimentos, sendo mais de 400 mediações. Dois núcleos estão instalados: um no bairro Záchia e outro no Valinhos. Conforme o IBGE, essas duas regiões abrangem quase oito mil habitantes. Os serviços oferecidos gratuitamente estão associados aos encaminhamentos à área jurídica, social e psíquica em parceria com a Secretaria de Segurança, a Secretaria de Educação, Agentes Comunitários de Saúde e os CRAS. Além disso, o principal trabalho refere-se à mediação dos problemas enfrentados pelas famílias, casais, vizinhos e os dependentes do crack. O projeto atua no serviço de mediação de conflitos através de uma equipe técnica. Cerca de 20 mediadores comunitários atuam nos dois núcleos.

Entre as principais demandas das mediações estão o pagamento do aluguel, desavenças entre vizinhas, pagamento das faturas, desentendimentos de menores, débito de prestações, término de relacionamento, conflito referente a alimentos, entre outros. Nos atendimentos psicológicos, as principais consultas são referentes a crianças com comportamento agressivo ou introspectivo e bullying entre colegas, filhos envolvidos com drogas e homens com problemas de alcoolismo.Segundo o coordenador da equipe técnica da Imed que está executando o projeto, Mauro Gaglietti, os núcleos realizam uma ação voltada à cidadania fortalecendo os laços sociais comunitários, como por exemplo, o trabalho das duas escolas dos bairros (Cel. Sebastião Rocha e Guaracy Barroso Marinho), da Leão XIII e das duas Associações de Moradores.

Os mediadores estão preparados para auxiliar na solução de problemas que surgem nos respectivos bairros com apoio do Ministério da Justiça, da prefeitura, da Imed, do Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e das forças policiais, do Conselho Tutelar e da OAB. O objetivo é reduzir conflitos domésticos, familiares e escolares.  O Núcleo de Justiça Comunitária funciona de segunda à sexta-feira das 13h30 às 17h30 e aos sábados entre 8h30 e 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário